quarta-feira, 31 de outubro de 2012

A Nossa Terra na rádio Antena Minho

A freguesia de Sabariz esteve em destaque no programa A Nossa Terra, transmitido pela Antena Minho. Numa conversa com Fernando Simões Silva (presidente da Junta), Pe Carlos Lopes (pároco) e Mário Fernandes (Associação Popular de Sabariz), foram desenvolvidos diversos temas e assuntos da atualidade da freguesia. Foi também passada em revista a história e a caraterização da freguesia. Registaram-se ainda testemunhos de Ilídia Pereira e Manuel Mendes.
O programa foi emitido a 28 de outubro de 2012 e pode ser ouvido através do link:

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Festa de S. Tiago - 20 a 29 de julho



A freguesia de Sabariz acolhe de 20 a 29 de julho as festividades em honra do seu padroeiro, S. Tiago. Procurando superar as reconhecidas dificuldades que a atual crise provoca a todos, a Paróquia, a Junta de Freguesia e a Associação popular de Sabariz juntam-se na organização da festa, proporcionando um programa alargado, diversificado e abrangente.

quinta-feira, 8 de março de 2012

Caldo do Pote - sábado, dia 24

É uma festa de entrada livre. Todos podem provar de mais de 15 caldos diferentes, feitos à moda antiga: no pote, em lume a lenha, ao ar livre.

A freguesia de Sabariz, no concelho de Vila Verde, vai ser palco, no dia 24 de Março, da Festa do Caldo do Pote. Provar o caldo feito à moda antiga, em potes de ferro e em lume a lenha, é o desafio para um final de tarde de convívio e recordação da saudável gastronomia campestre, numa iniciativa conjunta da Junta de Freguesia e da Associação Popular de Sabariz.
Mais de 15 potes de ferro, com caldos diferentes, vão ser colocados sobre fogueiras a lenha, num espaço ao ar livre, junto à sede da Junta de Freguesia. Sem varinhas mágicas e apenas com recurso a utensílios antigos de cozinha, cada um dos cozinheiros ou cozinheiras propõe-se fazer um caldo diferente, que será dado a provar livremente a todos os convivas.
Num ambiente que promete ser de festa e boa animação popular, os participantes poderão provar as sopas que entenderem, pagando dois euros por uma malga alusiva ao evento, tendo ainda direito a broa e a bebidas – vinho verde e água.
No recinto estarão ainda disponíveis pataniscas e bolos, produtos que serão vendidos e cujas receitas reverterão a favor da Festa de Santiago.